sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Começando a viagem

Trecho da abertura produzida para a Tv Cultura (Edição Gleydson)


Falar da estrada de Ferro de Bragança é, sem dúvida nenhuma, lembrar de um dos meus grande momentos na vida profissional. Em dois finais de semana, eu e minha equipe (Carlos Augusto, Aldenor, Miguel Alves e Heloísa) conseguimos resumir e contar uma história que parecia ter sido perdida ou então esquecida no tempo, assim como tantas outras no Estado.


chamada para a série de reportagens especiais


Ao longo da produção, patrocinada pela Tv Cultura do Pará, a quem agradeço, a impressão que tinha era de que algo ficou muito mal contado para os paraenses. O trem, como era conhecida a EFB (Estação Ferroviária de Bragança) foi tirado da população do dia para a noite, sem explicação e isso ainda continua sendo um trauma na vida de quem viveu aquela época.

Em cada pessoa que encontramos e entrevistamos, era possível perceber que na medida em que ia nos contando a história, revivia, na alma, mente e coração, alguma coisa do seu passado, que não foi e nunca será esquecido.

Me senti privilegiado em ser o primeiro repórter de tv a reconstituir os caminhos da Belém-Bragança.

Foto do trem na Estação de Castanhal-Pa

Lembro que no primeiro dia de viagem, em fevereiro de 2007, tínhamos um roteiro previamente definido, como em qualquer reportagem bem produzida, mas assim que deixamos Belém, tínhamos a certeza que pouco. O meu pensamento foi logo confirmado no município de Marituba, lá entrevistamos um senhor conhecido como Pompeu. Seu Pompeu trabalhou na estrada de ferro e por causa dela teve que se aposentar, por problemas na coluna. Ele disse uma das frases mais marcantes de toda a viagem:
- Foi uma das maiores injustiças fecharem a estrada de ferro Belém Bragança.

A carga emocional com que ele disse essas palavras é de impressionar, mas era apenas o início da viagem.

Seu Pompeu durante a gravação da entrevista

Dividimos o material em 6 capítulos e todos eles estarão disponíveis no BLOG DO FRANÇA, através da TV FRANÇA. Eles serão publicados de dois em dois dias, começando da próxima segunda-feira (12/11/07).

Espero que você, amigo internauta e leitor do BLOG DO FRANÇA, goste e acima de tudo entenda a importância deste material. Digo isso, não porque eu ajudei a fazer, mas sim pelo
resgate histórico que ele foi e continua sendo para o Estado do Pará.


5 comentários:

Anônimo disse...

Excelente! Já estou ansioso aguardando a matéria!

Anônimo disse...

Boa iniciativa, tô anciosa pra ver. Abraços

Equipe Estação Saúde. disse...

Muito massa esta série!

Anônimo disse...

ah! eu quero ver o resto,pois eu não consegui ver pela tv por causa do horário,por favor.
essa matéria me lembra muito a minha mãe,que sempre contou histórias da estrada de ferro.

José Carlos Lima disse...

Gostei muito das reportagens. Entre em contato com o Museu de Arte Sacra de Bragança para disponibilizar estes videos para exposição 100 anos da Estrada.