quinta-feira, 1 de novembro de 2007

E poderia ser diferente?

box-logo-2014.jpg

As vezes eu fico me perguntando se acham que temos cara de idiota. Na última terça-feira (30/10/07) o Brasil foi oficializado como sede da Copa do Mundo de 2014. Algo muito bom para o país.

O problema de tudo é que fizeram um suspense danado, como se o Brasil tivesse chance de não ser a sede da copa. O país era o único concorrente, era o Brasil contra o próprio Brasil, se perdesse para ele mesmo seria muito estranho, não haveria copa.

box-aereo-magueirao.jpg

Pior que isso, foi o suspense que o presidente da Fifa, Josefh Blater, fez para mostrar o nome do país escolhido. Imaginem só: o presidente do Brasil, ministros, muitos governadores estaduais (entre eles a Governadora do Pará, Ana Júlia) e o Romário como embaixador e o Dunga, todos reunidos e na hora de mostrar o país escolhido aparecesse o nome da Argentina, pelo amor de Deus, ninguém é tão tapado assim, querem fazer mistério para uma coisa que todo mundo já sabe.

E Belém?
A capital paraense apresentou projeto para ser uma das cidades-sede da Copa 2004, isso todo mundo já sabe. Em algumas matérias publicadas na imprensa apontam uma possível disputa entre Belém, Amazonas e o Acre para ser a única cidade-sede no Norte do país.

Percebi uma coisa que pode ser preocupante. Durante a cerimônia de oficialização do Brasil, uma das pessoas que falaram foi o Governador do Estado do Amazonas, Eduardo Braga. Não sei se é coisa da minha cabeça, mas acredito que isso pode ser um indicativo de que Manaus está a alguns quilômetros a frente de Belém (caso seja escolhida apenas uma cidade no Norte), tinha que ser logo o Governador do Amazonas a falar? Além deste detalhe, outro ponto que pode ser considerado é a questão de que em Manaus já está sendo feita uma campanha de que a copa por lá teria um caráter muito mais ecológico. Assim é pesado! Porá acaso o Pará deixou de ser Amazônia?

box-mangueirao-e-vivaldao.jpg

O que deve acontecer? Quem vai ser sede? Os manauaras têm o Vivaldão, nós o Mangueirão. Eles têm a Ponta Negra, nós, intermináveis praias. Eles têm uma boa rede hoteleira, nós ainda não. Os manauaras têm (por relatos de paraenses que moraram por lá) um rixa (sem fundamentos) contra os paraenses, nós não temos problema com nenhuma descendência.
Vamos ver o que acontece.

Click aqui para comentar esta matéria

5 comentários:

Anônimo disse...

Gostei da matéria André. Seus textos estãpo cada dia melhores

Luka disse...

Dizer que os paraenses já não tem nenhuma rixa com nada já é uma maneira de dizer como os paraenses são superiores...

Sinceramente a Copa no Brasil vai causar o mesmo impasse que o Pan causou, as periferias das cidades sedes serão invadidas pela força policial e várias pessoas pobres iram sofrer com isso. Não vejo mérito algum em ser sede de tal evento.

Anônimo disse...

xiii cara, comentário mó atrasadão mais voltei pro país ontem e foi qd soube que a copa seria no brasil. o que posso te dizer é que na frente do marcanã já tem faixa "aqui vai ser a final da copa de 2014". a galera aqui no RJ já fala em comprar ingresso e etc...vai ser disputado hein...sem contar que eles já começaram a tentar advinhar qual vai ser a final. eu sou mt chata. sabes q naum me ligo em futebol. então, torço pras seleções mais bonitas: itália e argentina. ahahahahah. sempre polêmica.bjÚ

Anônimo disse...

By the way...penso o mesmo que minha querida luka. esse dinheiro deveria ser investido em educação. já que no país, eventos como esse, nao se refletem em melhores condiçoes de vida para os niños que começarem a praticar qlqr esporte. mais uma coisa conversarmos melhor no meu congresso micropolítico: o bar.
besitos.

Anônimo disse...

essa música me lembra o brasil sede da copa:

Caminhando contra o vento
Sem lenço e sem documento
No sol de quase dezembro
Eu vou...

O sol se reparte em crimes
Espaçonaves, guerrilhas
Em cardinales bonitas
Eu vou...

Em caras de presidentes
Em grandes beijos de amor
Em dentes, pernas, bandeiras
Bomba e Brigitte Bardot...

O sol nas bancas de revista
Me enche de alegria e preguiça
Quem lê tanta notícia
Eu vou...

Por entre fotos e nomes
Os olhos cheios de cores
O peito cheio de amores vãos
Eu vou
Por que não, por que não...

Ela pensa em casamento
E eu nunca mais fui à escola
Sem lenço e sem documento,
Eu vou...

Eu tomo uma coca-cola
Ela pensa em casamento
E uma canção me consola
Eu vou...

Por entre fotos e nomes
Sem livros e sem fuzil
Sem fome, sem telefone
No coração do Brasil...

Ela nem sabe até pensei
Em cantar na televisão
O sol é tão bonito
Eu vou...

Sem lenço, sem documento
Nada no bolso ou nas mãos
Eu quero seguir vivendo, amor
Eu vou...

Por que não, por que não...
Por que não, por que não...
Por que não, por que não...
Por que não, por que não...